29 de junho de 2009

Campanha Ficha Limpa: Movimento de Combate à Corrupção

Segundo cálculos do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), as assinaturas da Campanha Ficha Limpa no Distrito Federal aumentaram em 70% depois que houve a coleta na Rodoviária do Plano Piloto, entre os dias 25 e 31 de maio. O arcebispo metropolitano do Distrito Federal, dom João Braz de Aviz, participou da atividade.

O ato fez parte da 2ª Etapa da Campanha, que a arquidiocese de Brasília realizou em todo o DF. “Esta participação também estimulou Comunidades Paroquiais a reforçarem suas ações no âmbito desta campanha de forma crescente”, lembra o MCCE.

Com os novos cálculos, o Distrito Federal, sozinho, já coletou 27 mil assinaturas. “Este resultado demonstra o desejo das pessoas na mudança da legislação eleitoral, pois esta proposta de Projeto de Lei aumenta o rol de situações que impedem que pessoas sejam candidatas a cargos eletivos nos poderes Executivos e Legislativos, em âmbito Federal, Estadual e Municipal”, afirmou o presidente do MCCE, Hélio José da Silva.

Para que o Projeto seja apresentado ao Congresso Nacional no início do mês de agosto próximo é necessário um milhão e trezentas mil assinaturas.

De acordo com o projeto, não poderá se candidatar quem tiver cometido crime grave; renunciado ao cargo para evitar a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar; ou condenação por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.

Mais informações podem ser obtidas com a Comissão Justiça e Paz (CJP) da CNBB ou no site: www.lei9840.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário