15 de janeiro de 2010

Programa ‘Mais Educação’ vai beneficiar mais de 3 mil alunos em 2010



Programa ‘Mais Educação’ traz benefícios a alunos

“O Programa Mais Educação está trazendo melhorias no processo de ensino aprendizagem”, afirmou a Prof. Inês Cerqueira, diretora da Escola Estadual Ruy Eloy. O Programa vai chegar neste ano de 2010, a 3.093 alunos de 29 escolas da rede pública estadual de ensino da capital e interior do estado. Criado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC) e coordenado no estado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), o programa está em Sergipe desde 2008, quando, na ocasião, seis escolas da rede, todas localizadas na capital, aderiram aos seus critérios. A iniciativa faz parte das medidas educacionais tomadas pelo Governo de Sergipe para elevar os índices educacionais dos alunos da rede pública estadual.

Coordenado pelo Departamento de Educação (DED) da Seed, o “Mais Educação” tem como objetivo ofertar às unidades de ensino, em caráter de prioridade, o ensino integral aos alunos que estejam apresentando alguma dificuldade no processo de ensino aprendizagem. De acordo com o coordenador estadual do programa, professor Manoel Prado, para aderir ao "Mais Educação" a escola tem que apresentar um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), estar em área de vulnerabilidade social e inserida em regiões com alta densidade demográfica. "Este programa é um valioso instrumento de operacionalização do projeto político pedagógico da escola", disse o coordenador estadual.
Manuel Prado explicou que a ideia central do programa consiste na ampliação dos tempos e espaços educativos fazendo da comunidade onde está inserida a escola uma extensão da sala de aula. "Como o programa foi criado a partir de uma portaria interministerial, sua execução propõe um diálogo permanente entre as ações provenientes dos ministérios signatários. Essa proposição deve permanecer na instância estadual e municipal nessa relação entre os entes federados", explicou.

Avaliação
Na avaliação do coordenador, em todos os casos o “Mais Educação” trouxe melhoria, sobretudo na qualificação da relação dos alunos atendidos com a escola. Segundo Manuel Neto, também foi percebido uma melhoria nos resultados da aprendizagem.
O diretor do Colégio Estadual Governador Valadares, professor José Capitulino, tem se mostrado um dos mais entusiasmados com o "Mais Educação". Ele informou que o programa está contribuindo para melhorar o grau de satisfação entre os alunos. Na Escola Estadual Prof. Ruy Eloy, onde o programa foi implantado em 2009, a comunidade escolar apostou na proposta. Segundo a diretora, professora Maria Inês Cerqueira, a experiência está trazendo melhorias no processo de ensino aprendizagem.
"Este programa, sem duvida, provocará na sociedade brasileira uma discussão a cerca da Educação Integral. Hoje, pesquisadores e profissionais da educação começam a se convencer que o atendimento integral é um caminho seguro para a qualificação do ensino no país. E o mais importante nisso é que Sergipe assumiu o desafio de construir a sua contribuição", ressaltou o coordenador estadual do programa.            

Escolas que aderiram ao Programa


Aderiram ao programa as seguintes unidades de ensino: Barão de Mauá, Augusto Franco, Valadares, Judite Oliveira, Ofenísia Freire e o CAIC Geraldo Sobral, 24 de Outubro, João Alves Filho, Jackson de Figueiredo, José Alves do Nascimento, Rui Eloi, Valnir Chagas, José Rollemberg Leite, Geraldo Oliveira, Presidente Médici, Carlos Camélio Costa, Poeta Garcia Rosa, Acrísio Cruz e Lucila Moraes; Frei Inocêncio; Júlia Teles e João Batista Nascimento; Dom Mário Sivieri; Maria Augusta Ribeiro e Silvio Romero; Gumercindo Bessa, Arabela Ribeiro e Professor Gilson Amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário