Professor Ailton Ribeiro é empossado reitor do IFS
O secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, deu posse quarta-feira (14) à tarde em Brasília, aos reitores dos institutos federais de educação profissional e tecnológica de Sergipe e da Paraíba. A cerimônia aconteceu na Sala de Atos, edifício-sede do MEC, e contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Moreira Pacheco. Ailton é o primeiro reitor eleito a ocupar o cargo no IFS.
Durante a solenidade, o secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim, destacou a importância da educação profissional para o desenvolvimento do país. “Os institutos federais fazem parte de uma estratégia de contribuição para cada região e servem como referência no desenvolvimento da educação profissional brasileira”, disse.
Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional do MEC, lembrou que é um grande compromisso e responsabilidade assumir a reitoria dos institutos, “pela tarefa de comandar uma instituição inovadora que atua desde o ensino básico até a graduação”.
Os professores Ailton Ribeiro de Oliveira (Sergipe) e João Batista de Oliveira Silva (Paraíba) foram nomeados reitores pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no dia 09 de julho, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União de 12/07. Eleitos pela comunidade, eles exercerão o cargo pelo período de quatro anos (2010-2014).
Ailton é o primeiro reitor eleito a ocupar o cargo no IFS. “Assumir o cargo de reitor do Instituto Federal de Sergipe é reafirmar minha participação nesse projeto de inclusão social, posto em prática e consolidado pelo governo federal”, declarou o professor Ailton Ribeiro, após ser empossado no cargo.
Autoridades e amigos do reitor acompanharam a solenidade em Brasília. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento (PT), que é professor do IFS, esteve presente no ato de posse.
Novo reitor
O novo reitor do Instituto Federal de Sergipe, professor Ailton Ribeiro de Oliveira, é graduado em administração de empresas pela Universidade de Tiradentes e possui mestrado em gestão ambiental pela Universidade Federal de Sergipe.
Ele ingressou no IFS (quando a instituição se chamava Escola Técnica) como aluno, é professor do curso de Construção Civil do Campus Aracaju, foi coordenador do curso de Edificações e diretor do Departamento de Administração Geral, do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe.
“Por ter partilhado da história da saudosa Escola Técnica Federal de Sergipe, na qualidade de aluno e posteriormente professor, tenho motivos para empenhar-me em fazer o melhor, dado ao acúmulo de experiências adquiridas, para buscar alternativas objetivando atender os anseios da comunidade”, disse Ailton.


Nenhum comentário:
Postar um comentário