7 de agosto de 2010

Professores e alunos do IFS se destacam na Feira do Empreendedor

Alunos e professores do Instituto Federal de Sergipe apresentam seus projetos acadêmicos e atraem a atenção do público na Plataforma do Conhecimento da Feira do Empreendedor. Foi o que aconteceu com o projeto “Sorvete de inhame com caldas de morango ou tomate”, desenvolvido por alunos e alunas do 4º módulo do curso técnico subseqüente de Alimentos, campus Aracaju, sob a coordenação do professor Marcos Menezes e, com a Plataforma de Petróleo, produzida pelo aluno Gideone dos Santos Correia, do curso Tecnólogo de Automação Industrial do campus Lagarto.
Na noite desta quinta (5), as alunas do Curso Técnico Subseqüente de Alimentos, campus Aracaju, promoveram no stand IFS, uma noite de degustação com o sorvete de inhame com calda de morango ou tomate. Foram distribuídos mais de 200 copos de sorvete com calda, produzido especialmente para a demonstração na Feira. Além de fazer com que as pessoas se deliciassem com a prova, algumas alunas e o professor Marcos Menezes explicavam sobre a importância dos alimentos funcionais e, especificamente sobre as propriedades do tomate e do inhame.
A idéia do projeto “sorvete de inhame com calda” surgiu, segundo o professor Marcos Menezes, na Disciplina Bromatologia, do 4º período de Alimentos, a fim de levantar a discussão sobre como os alimentos funcionais contribuem para a melhoria na qualidade de vida por possuírem substâncias que ajudam a prevenir doenças. “Mas, esses alimentos não são medicamentos”, explica o professor Marcos Menezes e, “sua contribuição só ocorre se consumidos cotidianamente”, reforça.
Trabalhar com o inhame foi uma alternativa porque, de acordo com professor Marcos, trata-se de um alimento comum em nossa região e é um alimento bastante consumido pela população, mas não é tão saboroso para muitos. “É rico em proteínas e mineral como o fósforo e potássio. Limpa o sangue, fortalece o sistema imunológico, evita a malária, dengue e febre amarela”, explica o professor. O inhame deve ser consumido cozido, como purê ou adicionado a alimentos sólidos, ou sopa. Para melhorar o seu sabor ele pode ser servido como sorvete.
Já o tomate, explicou Marcos Menezes, possui licopeno, substância responsável pela cor vermelha, assim como também o morango. O licopeno ajuda a prevenir o câncer de próstata e deve ser consumido com molho, saladas, ketchup ou ainda doce e a calda. Marcos ainda lembrou que o licopeno tem uma absorção mais efetiva se consumido com tomate cozido.

Automação Industrial
O aluno do Curso de Automação Industrial do campus Lagarto, Gideone dos Santos Correia, apresentou o funcionamento de uma Plataforma de Petróleo através da maquete produzida por ele. Ele demonstrou como um profissional formado nessa área pode atuar no serviço de modernização das técnicas de produção utilizadas no setor de sistemas de integração e automação.
Entre outras funções do tecnólogo em Automação Industrial, ele pode desenvolver projetos de instalação e supervisão de sistemas. Nessas atividades eles empregam tecnologias como controladores lógicos, sensores, transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão, vazão, atuadores eletro-pneumáticos, sistemas supervisores, entre outras. O curso tem duração de 3 anos.

Projetos de Extensão
Outros projetos desenvolvidos pelo IFS estão participando da Feira do Empreendedor, como aqueles realizados através da Pró-reitoria de extensão. A coordenadora do Projeto “Mulheres Mil”, Nara Vieira Souza, levou as alunas da 2ª turma que inicia as aulas na próxima semana. Outras atividades de extensão estão no circuito da Feira, como o Programa “Qualidade de Vida”, coordenado pela professora Ayná Corrêa. Nesta quinta (5) o stand do IFS foi visitado pelo intelectual, o jornalista Luiz Eduardo Costa, que conversou com a coordenadora do Projeto "Mulheres Mil", Nara Vieira.
* Fonte: Ascom IFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário