
Os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Instituto Federal, campus Aracaju, vencedores das últimas eleições para o biênio 2009-2010, tomaram posse no último dia 07. A comissão é composta de seis membros titulares e três suplentes, 50% eleita pelos trabalhadores e 50% indicada pela entidade. Esta comissão existe há dois anos na Instituição e é responsável pelo mapeamento de situações de risco nos locais de trabalho, elaboração de plano com ações preventivas, entre outras medidas que evitem acidentes nos ambientes organizacionais da instituição.
Na eleição, Otacílio Cerqueira saiu vencedor obtendo 66,6% dos votos (89), seguido de José Adelmo Lima com 20,9% (28), Antônio Simões Oliveira com 9% (12 votos) e Robson Dias com 5 votos (3,7%). Pela legislação, o mais votado assume a função de vice-presidente, sendo que o Instituto indica o presidente.
A atual comissão é composta por seis membros titulares: presidente: Jessé Mendes dos Santos, vice-presidente: Otacílio Joaquim R. Cerqueira; e os membros: José Adelmo da Silva Lima, Antônio Carlos Simões de Oliveira, Adilson Dionísio dos Santos e Nelma de Oliveira Guimarães. Os suplentes são: Paulo Alves da Gama Júnior, Maria do Socorro Lima, Keylha dos Santos Crispim e Robson Dias Oliveira.
Vários servidores estiveram presentes na posse dos novos membros da CIPA. No discurso de apresentação da equipe, Otacílio Joaquim, enalteceu o trabalho da comissão anterior, que realizou um estudo sobre as situações de risco existentes nos ambientes organizacionais do campus Aracaju, como resultado das primeiras atividades desenvolvidas pela Comissão. “Para organizar as atividades da Comissão, estamos pleiteando uma sala no campus. Esse é um fator importante, a fim de desenvolvermos ações cotidianas, além de permitir que o servidor tenha facilidade para encontrar os membros da Cipa”, destacou.
O representante da direção geral do campus Aracaju, Professor José Henrique Dias dos Santos, falou sobre a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na instituição, e destacou que os servidores precisam ter mais interesse pelo assunto. “Esse é um trabalho importante dedicado aos servidores, docentes e administrativos. A Cipa tem o poder de verificar com antecedência as causas que provocam doenças nos ambientes de trabalho”, ressaltou.
As atividades da Comissão no campus Aracaju começaram há dois anos por iniciativa do técnico administrativo Marcelo Vieira da Silva, coordenador da COSESMT - Coordenadoria de Serviços de Saúde e Medicina do Trabalho. “Nós nos preocupamos com a saúde das pessoas, mas ainda há resistência em aceitar esse tipo de trabalho. Quando chamamos as pessoas para treinamento, nesse sentido, pouca gente participa. Mas, já iniciamos o nosso trabalho. E temos a esperança de poder fazer muito mais”, finalizou.
Para iniciar o plano de ação em 2009, a CIPA realizará um treinamento com todos os membros, de 20 a 24 de abril, das 14 às 18h, a fim de iniciá-los nos assuntos legais sobre a prevenção de acidentes do trabalho, a exemplo do papel fiscalizador do Ministério do Trabalho, bem como prepará-los para a cultura da prevenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário