Ahmadinejad pede assento para o Brasil no CS da ONU
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, defendeu hoje durante sua visita a Brasília a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas e um assento permanente para o Brasil no organismo.
"Queremos a ampliação (do Conselho de Segurança) e apoiamos o Brasil", afirmou o governante iraniano após sua reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua visita de um dia à capital federal.
Para Ahmadinejad, deve haver "mudanças fundamentais" nessa instância da ONU que, segundo ele, "fracassou nos últimos 60 anos" na tarefa de estabelecer segurança no mundo, pelo "motivo claro" de que alguns dos países que o compõem "causaram conflitos em muitas partes do mundo".
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU são Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China.
O presidente iraniano deu "as boas-vindas" ao Brasil "na Ásia e no Oriente Médio" e considerou que o país pode ser um elo entre o Irã e a América Latina.
Desta forma, Ahmadinejad segue a linha adotada pelo presidente israelense, Shimon Peres, e pelo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que elogiaram em suas recentes visitas ao Brasil as possíveis contribuições do país às conversas de paz no Oriente Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário