28 de agosto de 2010

IBOPE: DÉDA (PT) 16 % À FRENTE DE JOÃO (DEM)


COM 16% à FRENTE, DÉDA QUER EVITAR SALTO ALTO
O Ibope divulgou, na noite desta sexta-feira, a primeira pesquisa para avaliação dos candidatos a governador do Estado e ao Senado e apresentou uma diferença favorável ao governador Marcelo Déda (PT) de 16 pontos em relação ao seu principal opositor, João Alves Filho (DEM).
Segundo os números, Marcelo Déda está com 48% e João Alves Filho com 32% das intenções de votos e a rejeição é próxima um do outro: Déda com 26% e João com 31%. Para o Senado, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) está com 35%, o deputado federal Albano Franco (PSDB) com 34%, o deputado federal Eduardo Amorim (PSC) com 25% e o deputado federal José Carlos Machado (DEM), com 07%. Os demais chegaram a 1% ou não pontuaram.
Segundo dados da pesquisa, o número de indecisos ainda é muito alto, principalmente para o Senado, cuja maioria ainda não escolheu [ou não sabem] que pode votar em dois candidatos. Foram ouvidas 812 pessoas em 38 municípios: Aracaju – 210, Barra dos Coqueiros – 14, Socorro – 42, São Cristóvão – 28, Capela – 14, Laranjeiras – 14, Marui – 14, Riachuelo – 14, Neópolis – 14, Nossa Senhora de Lourdes – 14, Telha – 14, Japoatã – 14, São Francisco – 14, Gararu – 14, Glória – 14, Poço Redondo – 14, Porto da Folha – 14, Carira – 14, Frei Paulo – 14, Aquidabã – 14, Nossa Senhora das Dores – 14, Areia Branca – 14, Itabaiana – 42, Moita Bonita – 14, Poço Verde – 14, Simão Dias – 28, Tobias Barreto – 14, Lagarto – 28, Riachão dos Dantas – 14, Boquim – 14, Itabaianinha – 14, Salgado – 14, Tomar do Geru – 14, Estância – 28, Itaporanga D´Ajuda – 14 e Santa Luzia do Itanhy – 14.
De Déda – O governador Marcelo Déda (PT) considerou “ótimo” o resultado, mas disse que não quer que ninguém coloque sapatos altos. Para o candidato petista, o resultado casa com “o que estamos vendo nas ruas. O clima que está nas ruas”, disse.
Marcelo Déda lembrou que pesquisa é o retrato do momento “e todos nós precisamos trabalhar para prorrogar esse momento”. Acha que o resultado não deve “inebriar ninguém, porque eleição só está ganha com os resultados das urnas”.
Neste momento, sexta-feira (27), Marcelo Déda está em Tobias Barreto, onde participa de reunião com mulheres, ao lado da primeira dama Eliane Aquino. Logo depois sairá em carreata pelas ruas da cidade.
De João –  Através de sua assessoria, o candidato a governador pelo DEM, João Alves Filho, não fez comentários mais longo sobre o resultado das pesquisas. Lembrou apenas que Quando Albano Franco e Jackson Barreto foram candidatos a governador, o Ibope deu vitória para o Albano já no 1º turno. Mas quem ganhou foi Jackson”.

E acrescentou: “foi preciso um trabalho gigantesco do governador (João Alves) para reverter o quadro no 2º turno à favor da Albano. O comparativo feito pelo ex-governador demonstra que não levou em consideração os resultados, porque considera que só sai vitorioso quem tiver maior número de votos depois das urnas apuras.

A pesquisa – A pesquisa realizada pelo Ibope, de 24 a 26 de agosto, e registrada no TSE sob número 102922010, foi quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. 
O Plano Amostral Representativa do eleitorado da área em estudo, elaborada em três estágios. No primeiro fez-se um sorteio probabilístico dos municípios pesquisados, pelo método PPT (probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado de cada um, como base para tal seleção.
Em um segundo estágio, dentro dos municípios sorteados foram selecionados, também pelo método PPT, os setores censitários onde as entrevistas foram realizadas.
No terceiro estágio, dentro dos setores sorteados, os entrevistados foram selecionados através de quotas amostrais, proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: Sexo, Idade, Grau de instrução e Ramo de atividade, de acordo com o perfil do eleitorado.
O nível econômico é assegurado através do controle das variáveis descritas acima da dispersão geográfica da amostra.
Em relação à ponderação, devido à metodologia amostral adotada, os fatores de ponderação que foram aplicados em toda as variáveis (sexo, idade, grau de instrução, ramo de atividade e posição na ocupação), assumem valor igual a 01. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada, considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de três pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário